domingo, 29 de maio de 2011

Festival Música das Esferas

Estão abertas as inscrições para o IV Festival Música das Esferas – Festival Internacional de Bragança Paulista 2011. O festival, que acontecerá de 21 a 31 de julho, proporcionará 100 bolsas de estudos e terá professores do Brasil e de países como Estados Unidos, Finlândia, Bulgária e Cuba.

Os interessados em participar do festival deverão realizar inscrições pelo site: www.fmde.art.br. Os alunos inscritos passarão por um processo seletivo através de gravações enviadas pelo site www.youtube.com. Ao todo, são 238 vagas distribuídas entre todos os cursos, sendo 100 bolsas de estudo que contemplam acesso gratuito às aulas e aos concertos, hospedagem em hotel e pensão completa (café da manhã, almoço e jantar).

A programação conta com a realização de oficinas para instrumentos de orquestra, piano, música de câmara e regência. Entre os professores estrangeiros, Kathryn Hartgrove (canto), Josh Bynum (trombone) e Sergio Gallo (piano), dos EUA; Saraí Sarmiento (piano), de Cuba; e Ville Mankkinen (viola), da Finlândia. Já entre os brasileiros, Mauricy Martin (piano), Sergio Chnee (regência), Paulo Ésper (ópera), Achille Picchi (composição), Everton Gloeden (violão), André Ficarelli (trompa), entre outros.

Além das aulas dos instrumentos, haverá uma orquestra residente, a Orquestra de Câmara Engenho Barroco, um Núcleo de Ópera (regido por Laércio Diniz), o curso de História da Música e Apreciação Musical (ministrado por Aída Machado ) e workshops com Miroslav Georgiev, da Bulgária, sobre o “Virtuosismo pianístico de Franz Liszt”, Amanda Pepping, dos Estados Unidos, sobre “Repertório sinfônico para trompete”, Laura Medisky, também dos EUA, sobre “Técnica Alexander para músicos”, Maria José Carrasqueira, sobre “Performer – sua importância e atuação”, e Zimbo Trio com um “Ensaio Aberto”. Também acontecerão apresentações gratuitas na cidade, diariamente.

O IV Festival Música das Esferas também irá conceder o prêmio “Raphael Baker”, ao melhor aluno do festival, que ganhará uma bolsa de estudos integral para a edição seguinte e um prêmio de R$ 4 mil.

A direção do festival é do pianista Paulo Gazzaneo, do maestro Sergio Chnee e de Leila Gazzaneo, que também assina a produção do evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário