terça-feira, 9 de março de 2010

Impulso e Onda

Estes exercícios visam o treinamento da resposta neuromuscular de todo o aparelho envolvido nos processos respiratório e de emissão de som na flauta. Através do controle rítmico é atingido o controle, e através da repetição é desenvolvida a resistência muscular. Estes dois exercícios funcionam de forma complementar, contraindo e alongando ritmicamente todos os músculos envolvidos neste processo.

Exercício 1: Impulso
Tocar as notas as mais curtas possíveis, respirando entre cada nota. Dinâmica o mais forte possível. Tocar a última nota até o ar acabar.


Exercício 2: Vibrato (“onda”)
Neste exercício busca-se uma nota o mais contínua, homogênea e longa possível, com “acentos” ritmicamente regulares. Estes “acentos” são “suaves”, variando sempre entre os ápices máximos e mínimos de volume (e afinação), soando como uma “onda” regular em accelerando.


Obs.: Neste exercício a respiração passa ser um ponto dificultoso. Deve-se procurar preservar os momentos de mudança rítmica ao não se respirar nas mudanças entre compassos. As inspirações devem ser longas e calmas, porém deve-se também respeitar o número de repetições das notas. Sugere-se o seguinte esquema de respirações, notando-se que ele é aplicável para qualquer mudança de compasso, ou seja, deve-se respirar somente quando se percebe uma queda na qualidade sonora, independentemente se os espaços entre as inspirações são curtos ou longos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário