O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA DA UFBA CONVIDA
SEMINÁRIO MÚSICA E INTERPRETAÇÃO - perspectivas musicológicas entre Portugal e Brasil.
COM DR. ALEXANDRE ANDRADE (INSTITUTO PIAGET/PORTUGAL)
O Programa de Pós-Graduação e Música da UFBA recebe, na próxima semana, o pesquisador português Dr. Alexandre Andrade, do Instituto Piaget (Portugal), que irá realizar as seguintes atividades:
- Seminário sobre Música e Investigação, em torno das perspectivas musicológicas entre Portugal e Brasil, no dia 19/10 às 10 horas no PPGMUS;
ABERTO AO PÚBLICO
- MASTER CLASS PARA INSTRUMENTISTAS: repertório de compositores portugueses e europeus de referência, nos dias 22 e 23/10.
Sobre Alexandre Andrade
Iniciou os seus estudos de flauta transversal com o professor Maurício Dias Noites, na Academia de Música de Santa Maria da Feira, tendo ainda estudado com Olavo Barros, Jorge Caryebsky, Jorge Castro Correia, Pedro Couto Soares, Elish Osullivan e Rachel Brown.
É licenciado e profissionalizado em Ensino de Música (Flauta transversal) pela Universidade de Aveiro — Departamento de Comunicação e Arte, Mestre pelo Waterford Institute of Technology — Irlanda (Master of Arts in Music Performance) e Doutorado em Música pela Universidade de Aveiro — Departamento de Comunicação e Arte, em 2005.
A sua atividade como intérprete reparte-se entre apresentações a solo e em diversas formações de câmara — Waterford Chamber Orchestra (Irlanda) e Orquestra de Câmara Piaget Viseu. Utiliza um repertório cronologicamente vasto, onde se destaca uma especial incidência na Música Portuguesa dos séc. XVIII e XIX para flauta.
Tem desenvolvido trabalho crítico e de investigação nos campos da interpretação e performance, organologia e musicologia, pedagogia e didática da música, sendo ainda importante salientar a música para Orquestra de Sopros e Banda e seu desenvolvimento, em Portugal e Nordeste do Brasil. Atualmente, está a iniciar o seu projeto de Pós-Doutoramento "Instrumentos da família Haupt em Portugal e no Mundo" na Universidade de Aveiro.
É diretor artístico, flautista e fundador da Orquestra de Câmara Piaget Viseu, desde 2005, desenvolvendo um trabalho centrado no repertório instrumental do séc. XVIII e XIX, dos principais compositores europeus.
É Professor Auxiliar do Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares, em Viseu, e coordenador dos Mestrados em Música: Ensino de Música e Direção no Campus Universitário de Viseu do Instituto Piaget, e professor de Flauta no Conservatório de Música da JOBRA (Albergaria-a-Velha)