terça-feira, 23 de outubro de 2012

TESTE DE SELEÇÃO DE MÚSICOS INSTRUMENTISTAS PARA A ORQUESTRA SINFÔNICA MUNICIPAL DE SÃO PAULO – TEMPORADA 2012 / 2013

A SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA DA CIDADE DE SÃO PAULO comunica que estarão abertas, após a publicação deste, as inscrições para chamamento público de candidatos visando à seleção de músicos para comporem os naipes da Orquestra Sinfônica Municipal, os quais exercerão atividades junto a esta orquestra, corpo artístico do Theatro Mvnicipal de São Paulo.
01 (uma) flauta / piccolo - R$ 8.900,00 (oito mil e novecentos reais) brutos

Informações:

http://www.abraf.art.br/ABRAF/ABRAFBLOG/Entries/2012/10/23_Teste_de_Selecao_OSMSP.html
http://www.docidadesp.imprensaoficial.com.br/NavegaEdicao.aspx?ClipID=B8E0IO4U94BU6e86D0836RDPI3K&PalavraChave=orquestra+sinfonica+municipal

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Lançado Edital para Seleção do PPGMUS UFBA 2013 - Mestrado e Doutorado


A Comissão do Processo Seletivo 2013 do Programa de Pós-Graduação em Música da Escola de Música da Universidade Federal da Bahia torna público o Edital do Processo Seletivo de 2013 para Ingresso nos Cursos de Mestrado (M) e Doutorado (D) em Música, para o qual o Programa disponibilizará um total geral de 50 (cinquenta) vagas.
As vagas (M e D) estão destinadas para as subáreas de Execução Musical – Práticas Interpretativas (Flauta (M e D), Violino (M), Clarineta (M e D), Trompete (M e D), Piano (M e D), Percussão (M), Violão (M e D) e Trombone (M)), Composição (M e D), Musicologia (M e D), Etnomusicologia (M e D) e Educação Musical (M e D).

Maiores informações no site do PPGMUS-UFBA: http://www2.ppgmus.ufba.br/selecao/

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

SEMINÁRIO MÚSICA E INTERPRETAÇÃO E MASTER CLASS COM MUSICÓLOGO E FLAUTISTA PORTUGUÊS ALEXANDRE ANDRADE


O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA DA UFBA CONVIDA
 
SEMINÁRIO MÚSICA E INTERPRETAÇÃO - perspectivas musicológicas entre Portugal e Brasil.
COM DR. ALEXANDRE ANDRADE (INSTITUTO PIAGET/PORTUGAL)
 
Dr.Alexandre Andrade-Convidado
O Programa de Pós-Graduação e Música da UFBA recebe, na próxima semana, o pesquisador português Dr. Alexandre Andrade, do Instituto Piaget (Portugal), que irá realizar as seguintes atividades:

- Seminário sobre Música e Investigação, em torno das perspectivas musicológicas entre Portugal e Brasil, no dia 19/10 às 10 horas no PPGMUS;
ABERTO AO PÚBLICO
- MASTER CLASS PARA INSTRUMENTISTAS: repertório de compositores portugueses e europeus de referência, nos dias 22 e 23/10.
 
Sobre Alexandre Andrade
Iniciou os seus estudos de flauta transversal com o professor Maurício Dias Noites, na Academia de Música de Santa Maria da Feira, tendo ainda estudado com Olavo Barros, Jorge Caryebsky, Jorge Castro Correia, Pedro Couto Soares, Elish Osullivan e Rachel Brown.
É licenciado e profissionalizado em Ensino de Música (Flauta transversal) pela Universidade de Aveiro — Departamento de Comunicação e Arte, Mestre pelo Waterford Institute of Technology — Irlanda (Master of Arts in Music Performance) e Doutorado em Música pela Universidade de Aveiro — Departamento de Comunicação e Arte, em 2005.
A sua atividade como intérprete reparte-se entre apresentações a solo e em diversas formações de câmara — Waterford Chamber Orchestra (Irlanda) e Orquestra de Câmara Piaget Viseu. Utiliza um repertório cronologicamente vasto, onde se destaca uma especial incidência na Música Portuguesa dos séc. XVIII e XIX para flauta.
Tem desenvolvido trabalho crítico e de investigação nos campos da interpretação e performance, organologia e musicologia, pedagogia e didática da música, sendo ainda importante salientar a música para Orquestra de Sopros e Banda e seu desenvolvimento, em Portugal e Nordeste do Brasil. Atualmente, está a iniciar o seu projeto de Pós-Doutoramento "Instrumentos da família Haupt em Portugal e no Mundo" na Universidade de Aveiro.
É diretor artístico, flautista e fundador da Orquestra de Câmara Piaget Viseu, desde 2005, desenvolvendo um trabalho centrado no repertório instrumental do séc. XVIII e XIX, dos principais compositores europeus.
É Professor Auxiliar do Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares, em Viseu, e coordenador dos Mestrados em Música: Ensino de Música e Direção no Campus Universitário de Viseu do Instituto Piaget, e professor de Flauta no Conservatório de Música da JOBRA (Albergaria-a-Velha)

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Concerto em Sergipe